Mato Grosso, S�bado, 18 de Maio de 2024     
Novo Portal
Reitor da Unemat e representantes de instituições parceiras assinam convênio que permite primeiros estudos no país com tratores abastecidos 100% com Biodiesel
Reitor da Unemat e representantes de instituições parceiras assinam convênio que permite primeiros estudos no país com tratores abastecidos 100% com Biodiesel
22/11/2006 17:21:23
por Coordenadoria de Comunicação Social

Um convênio celebrado entre Universidade do Estado de Mato Grosso( Unemat) , Usina Barralcool e Valtra possibilitará o acompanhamento do desempenho de tratores que utilizarão o biodiesel como combustível. A assinatura do convênio foi realizada durante a programação da inauguração da usina de biodiesel em Barra do Bugres.

O Projeto Integrado Valtra Biodiesel , como é denominado,é inovador em Mato Grosso. Esse é o primeiro teste no País a utilizar tratores, em campo, abastecidos em 100% com biodiesel A Unemat participa realizando o trabalho de pesquisa que fica a cargo do pesquisador Flávio Teles, docente do Departamento de Matemática do Campus da Universidade em Barra do Bugres . Participam da equipe de pesquisadores dois professores e um técnico além de alunos da Universidade.

O projeto tem como proposta acompanhar três tratores Valtra em teste de campo.Um deles será abastecido por diesel comum , outro por 50% de diesel comum e 50% por biodiesel e o terceiro será abastecido em 100%de biodiesel.O estudo tem previsão de 18 meses. O combustível para o estudo será fornecido pela Barralcool.

Os pesquisadores irão durante o tempo de estudo coletar dados referentes ao desgastes, o consumo e outras informações que possam demonstrar o caráter econômico e a segurança na utilização do combustível. Iremos realizar análise de gazes, desgastes e contaminação homem /combustível” explica Flávio Teles.

Para o reitor da Unemat, Taisir Karim, o convênio demonstra a credibilidade alcançada pela Universidade no âmbito da produção científica “A Unemat irá contribuir em um projeto em nível nacional relacionado ao biodiesel.Esse é o momento de estar mostrando aquilo que é possível ser produzido dentro de uma universidade pública aqui no Estado de Mato Grosso”.

Elias Januário,vice –reitor da Unemat,destaca o avanço da Unemat no que representa o ensino e a pesquisa e a questão tecnologia “A universidade e também o estado de Mato Grosso está dando um grande passo quando assina um convênio de ponta como esse que coloca a Unemat no país entre uma das instituições pioneiras no trabalho com o biodiesel”.

Elaine Tortorelli/ Assecom – Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 141913
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada